quinta-feira, 9 de maio de 2013

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA E FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA 2013



O Município de Campo Mourão, através da Secretaria Especial da Cultura/Fundação Cultural, realizará a III Conferência Municipal de Cultura e também o Fórum Municipal de Cultura 2013. Os eventos têm como objetivo comum possibilitar um amplo debate com a comunidade mourãoense visando elencar propostas rumo a uma Política Pública de Cultura em âmbito local, estadual e nacional.

Um dos primeiros passos para realização do evento foi a criação de uma comissão organizadora na qual participam representantes do Conselho Municipal de Cultura e também representantes do poder público. A Comissão criou o Regimento Interno da Conferência, o qual foi publicado no Órgão Oficial Nº 1626.

As plenárias finais serão realizadas nos dias 17 de maio (sexta), às 18h e 18 de maio (sábado), a partir das 9h, na Casa da Cultura e Teatro Municipal de Campo Mourão.

Além das plenárias finais, serão realizadas 7 (sete) pré-conferências setoriais sendo: 
Dança em 3 de maio de 2013, às 19h, na Casa da Cultura, 
Teatro em 4 de maio, às 15h, na Casa da Cultura, 
Livro, Leitura e Literatura em 7 de maio, às 19h, na Estação da Luz/Biblioteca Municipal Egydio Martello, 
Música em 8 de maio, às 19h30, na Casa da Música,  
Artes Plásticas e Visuais em  11 de maio, às 14h, no sítio São José, Rodovia PR-588, Estrada Campo Mourão-Araruna, 
Cultura Popular e História/Memória em 13 de maio, às 15h, na Casa da Cultura, 
Artes Circenses em 15 de maio, às 14h, na Escola Municipal de Artes Circense.

O Regimento prevê 4 (quatro) eixos de discussão: 
1. IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA. Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios). 
2. PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL. Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais.
3. CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS. Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania. 
4. CULTURA E DESENVOLVIMENTO Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

A Conferência tem também como missão a escolha de delegados que representarão o município de Campo Mourão durante a realização da Conferência Estadual em setembro de 2013, bem como apresentar nomes que concorrerão vagas para delegados para a III Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro deste ano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário